Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vivo é condenada a indenizar consumidora que comprou créditos, mas não recebeu

Danos Morais

há 5 anos

A Vivo foi condenada a indenizar uma consumidora que pagou por créditos em sua linha de celular pré-paga, mas não recebeu a recarga. Além disso, ela teve o serviço bloqueado por falta de créditos. A consumidora chegou a fazer 34 tentativas (protocolos no processo) para resolver o problema. O juiz Salomão Afiune, 3º Juizado Especial Cível de Goiânia, arbitrou a indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 1 mil. Além de determinar a restituição do valor pago pelos minutos de celular.

A consumidora, representada na ação pelo advogado Pitágoras Lacerda dos Reis, alega que efetuou a recarga, mas não recebeu os créditos. Disse que, à época do ocorrido, passou por procedimento cirúrgico e necessitava do telefone para se comunicar. Assim, tentou solucionar o problema de forma administrativa, mas não recebeu resposta. Além disso, disse que chegou a ser maltratada por atendentes da empresa.

Em sua contestação, a Vivo destacou a necessidade de prova pericial para comprovar se o aparelho telefônico possuía ou não crédito. Além disso, afirmou que, ao contrário do que a consumidora alega, os serviços em sua linha foram usados. Porém, ao analisar o caso, o magistrado disse que a empresa não se desincumbiu de seu ônus probatório em demonstrar a inocorrência das falhas alegadas pela consumidora.

Conforme observou o juiz, a Vivo não acostou aos autos nenhum documento que comprove a lisura de seu proceder e não apresentou qualquer justificativa para a interrupção dos serviços de telefone ou suas diligências para o restabelecimento dos mesmos.

O magistrado lembrou que o fornecedor de produtos e serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados por defeitos relativos aos produtos e prestação de serviços que disponibiliza no mercado de consumo. “O certo é que o consumidor não pode ser penalizado pela falha da requerida em solucionar o problema de seus clientes, o que foi buscado incansavelmente inclusive pela via administrativa, conforme protocolos apresentados pela autora”, disse.

Prática comum O advogado Pitágoras Lacerda dos Reis ressaltou que, infelizmente, é comum a prática por parte das operadoras em não inserir o crédito pago pelo consumidor. E, como o valor em regra é baixo, as pessoas acabam deixando de brigar por seu crédito. Disse ainda que, além desse problema, é comum os créditos serem descontados por serviços não contratados, os quais o consumidor só consegue ter conhecimento se pedir à operadora o extrato de sua movimentação. Pitágoras orienta que é importante sempre anotar o número do protocolo de reclamação.

Postado em 12 de dezembro de 2018 às 8:51

Wanessa Rodrigues - Repórter/jornalista

pitagoraslacerda@hotmail.com


Confira aqui a decisão.

Link: https://www.rotajuridica.com.br/vivoecondenadaaindenizar-consumidora-que-comprou-creditos-mas-na...

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Consumidor
  • Publicações106
  • Seguidores152
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações340
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vivo-e-condenada-a-indenizar-consumidora-que-comprou-creditos-mas-nao-recebeu/657856309

Informações relacionadas

[Modelo] Ação de repetição de indébito c/c indenização por danos morais (negativação indevida VIVO, TDATA)

Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Moral contra Vivo

Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Alvará judicial novo CPC com doutrina

Alessandra Strazzi, Advogado
Notíciashá 10 anos

Direito do consumidor e operadoras de celular: o que fazer para solucionar os problemas

Henrique Celestino, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Restituição de Valor c/c Indenização por Dano Moral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)